Livro "A última aterragem"



Livro "A última aterragem"
Sub titulo: Histórias reais de sobrevivência. 21 Dezembro 1992 - O acidente aéreo de Faro

180 páginas em formato 16x23cm; papel couché brilho, dezenas de fotos e gráficos tudo a cores; capa mole

Sinopse

O dia amanheceu cinzento e chuvoso. Quatro dias antes do Natal de 1992, uma aeronave com 340 almas a bordo inicia a aproximação à pista do aeroporto de Faro e nos últimos instantes da fase de aterragem, embate violentamente na pista. Perdem a vida 56 pessoas.
Esta é a história verídica da última aterragem do voo 495.
São histórias reais de coragem e sobrevivência que uniram para sempre as vidas dos ocupantes da aeronave e todos aqueles que estiveram envolvidos nos esforços de socorro e salvamento no aeroporto e região, "as inúmeras mãos generosas que de todos os cantos se estenderam", assim apelidadas pela tripulação e passageiros.
Após duas investigações, a busca pela verdade do que aconteceu naquela manhã de 21 de dezembro ainda persiste. As opiniões técnicas continuam a divergir, não existindo qualquer teoria a prevalecer sobre a origem ou os fatores contributivos para o acidente.
Sendo certo que para uns, as condições meteorológicas foram sem dúvida o fator primordial na origem do acidente, para outros, no entanto, a tripulação deveria ter abordado a fase final do voo de outra forma.
28 anos depois do acidente continua a existir a necessidade de compreender o que realmente aconteceu...
Em virtude dos desenvolvimentos atuais em termos de investigação dos fatores humanos envolvidos num acidente, é agora possível efetuar uma nova abordagem e interpretação destes fatores na última aterragem do voo 495.
Este livro apresenta toda a informação técnica existente atualmente, incluindo as diferentes conclusões das investigações realizadas, e sobretudo, retrata e acrescenta “o lado humano” da história e uma nova interpretação dos fatores humanos envolvidos.

Foram entrevistados 15 intervenientes, incluindo testemunhas (pilotos), passageiros, controladores aéreos, o diretor do aeroporto, bombeiros e oficiais de operações;
Conteúdos técnicos foram validados por 6 especialistas, nomeadamente, dois pilotos de linha aérea (Cmdt. Simplicio Pinto e Cmdt. José Matos) dois investigadores de acidentes aéreos (Dr. Alan Diehl ex FAA, NTSB and Dr. Harry Horlings ex RNAF e USAF) e dois especialistas de Safety (Virgilio Belo da NAV e Joseph Teixeira da Inmarsat;
Toda a informação é factual e pode ser comprovada através de 103 referências bibliográficas;
Fotos inéditas e exclusivas (não gráficas nem de conteúdo chocante ou perturbador);
Prefácio por Sidney Dekker e pelo Vice Presidente da ANAC Dr. Seruca Salgado.

O autor

Pedro Fernandes nasceu em 1974 em Faro, onde reside. É casado e tem duas filhas.
Em 1995 iniciou o desempenho de funções como supervisor de handling no aeroporto de Faro. Cinco anos depois, deu inicio à sua formação na ANA Aeroportos de Portugal como técnico de operações aeroportuárias, funções que desempenhou durante 15 anos. Ao longo dos anos obteve diversas formações, entre as quais, a especialização em análise de riscos industriais e o curso de piloto particular de aeronaves. Em 2015 iniciou funções como responsável do sistema de gestão da segurança operacional do aeroporto de Faro, tendo realizado vários cursos de especialização, entre os quais o prestigiado "Human factors in flight safety" da EAAP (European Association for Aviation Psychology) ministrado pelo Dr. Rob Lee.
Colabora atualmente com a ACI como especialista em Safety - Segurança operacional no programa APEX (Airport Excellence) e com a VINCI Airports como especialista em operações aeroportuárias no aeroporto de Santiago do Chile.
Foi fundador e presidente da Associação Aeronáutica do Algarve.
Este é o seu primeiro livro.


Preço: 10 Euros (+portes) 

ENCOMENDAS: lojapassarodeferro@gmail.com

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons